Dr Adriano Garcia, Manuel Dória Vilar, Prof. Dr. Fernando Paredes, Dr Francisco Bruto da Costa

terça-feira, 23 de março de 2010

Luís Filipe Carvalho candidato à Ordem dos Advogados Portugueses


A candidatura foi apresentada em 17/03/2010 e tem o apoio do ex-bastonário Rogério Alves. in IOL Diário

O advogado Luís Filipe Carvalho apresentou-se, esta quarta-feira, como candidato a bastonário da Ordem prometendo ser «livre e independente» e apostando em recuperar o «prestígio e dignidade» da profissão, escreve a Lusa.

Apoiado pelos ex-bastonários Mário Raposo e Rogério Alves, Luís Filipe Carvalho afirmou na apresentação da candidatura, na sede da Ordem, em Lisboa, que não se candidata «contra ninguém» nem «alinha, por indicação ou arregimentado, com qualquer ideologia».

Reiterando ser «frontalmente contra» a política seguida pelo actual bastonário, Marinho Pinto, nos últimos dois anos, o candidato prometeu que, se for eleito, não fará «vinganças» ou «caça às bruxas».

«Não vou ser o bastonário dos cidadãos, mas dos advogados», afirmou, referindo-se aos «ataques laterais» que caracterizaram a actuação de Marinho Pinto e que afirmou prejudicarem «o prestígio e a dignidade» da profissão.

Luís Filipe Carvalho referiu que a defesa do «Estado de Direito» por parte da Ordem dos Advogados tem sido «tortuosa» nos últimos tempos, afirmando que, se for eleito, «isso vai acabar».

O ex-bastonário Rogério Alves, que discursou também na apresentação, afirmou acreditar que com Luís Filipe Carvalho a Ordem irá «regressar a tempos áureos e não será palco das divergências, lutas e espetáculos que infelizmente a caracterizaram» no mandato de Marinho Pinto.

Garantindo que não vai aceitar remuneração se for eleito, o advogado anunciou que quer uma equipa de «gente nova» ao seu lado, que apresentará a 17 de Junho.

Luís Filipe Carvalho destacou o papel dos «advogados mais novos» como o aspecto «mais preocupante» da classe, garantindo que a Ordem tem sustentabilidade financeira e capacidade de «investir com meios financeiros» para «ajudar os advogados».

Em relação aos problemas mais gerais do sistema de Justiça, afirmou que a morosidade «não serve a ninguém» e que a Ordem tem que estar no «pelotão da frente» para a combater.

«Nos últimos seis meses, todos os titulares de cargos públicos se referiram aos problemas da Justiça e a Ordem não pode estar adormecida», defendeu.

O candidato quer também que a Ordem seja consultada «em qualquer reforma judicial», apesar de afirmar que lhe «constou» que o Governo quer alterar o Código de Processo Civil sem ouvir os advogados.

As eleições na Ordem dos Advogados realizam-se em Novembro próximo. Marinho Pinto já admitiu que se vai recandidatar a bastonário e o advogado Fernando Fragoso Marques também é candidato.

Sem comentários:

Enviar um comentário